Índia revela ter feito "ataque cirúrgicos" em fronteira com Paquistão

Nova Délhi, 29 set (EFE).- O Exército da Índia lançou na noite de quarta-feira "ataques cirúrgicos" na Linha de Controle (LoC), que serve de fronteira de fato com o Paquistão na disputada região da Caxemira, em operações "antiterroristas" que deixaram "baixas significativas", informou nesta quinta-feira uma fonte oficial.

"O Exército indiano realizou ataques cirúrgicos ontem à noite", indicou o diretor-geral de Operações Militares indiano, tenente-general Ranbir Singh, ao explicar que nas "operações antiterroristas aconteceram baixas significativas entre os terroristas e aqueles que os apoiam".

Segundo o oficial, os ataques aconteceram tendo como objetivo evitar "a infiltração de terroristas" na região de Jammu e Caxemira, estado do norte da Índia.

"A operação esteve basicamente focada em assegurar que estes terroristas não tinham êxito em sua tentativa de se infiltrar e realizar a destruição", disse.

As operações ocorrem apenas 11 dias depois que um grupo de quatro insurgentes, supostamente provenientes do Paquistão, se infiltraram e realizaram um ataque suicida na base de Uri, uma instalação militar de infantaria perto da LoC, causando a morte de 18 soldados.

A Índia responsabilizou diretamente o Paquistão pelo ataque e o ministro do Interior indiano, Rajnath Singh, acusou inclusive Islamabad pelo ataque dizendo que o país vizinho era um "estado terrorista".

Este episódio abriu uma nova crise entre os dois países que se viu encenado em acusações na ONU durante o período de sessões da Assembleia Geral e em uma ofensiva da diplomacia indiana que levou o cancelamento da próxima cúpula da Associação para a Cooperação Regional do Sul da Ásia (Saarc).

Essa reunião deveria acontecer em novembro, em Islamabad, e não será realizada por conta da decisão da Índia, Bangladesh, Butão e Nepal de não comparecerem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos