Apesar de cessar-fogo, confrontos prosseguem em cidade no sudeste do Iêmen

Sana/Riad, 19 nov (EFE).- Confrontos entre rebeldes houthis e forças leais ao presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, prosseguem neste sábado (19) na cidade de Taiz, no sudeste do país, apesar do início de um cessar-fogo de 48 horas, indicaram à agência de notícias Efe vários moradores da região.

Segundo o relato das testemunhas, os confrontos entre os dois grupos nos arredores da cidade, assediada pelos houthis, continuavam pelo menos meia hora depois do início da trégua às 12h locais.

Os houthis bombardearam os bairros de Al Yamaliya, Tabat e Salah a partir de montanhas situadas ao leste da cidade, indicaram as testemunhas ouvidas pela Efe. Simultaneamente, o porta-voz do Exército leal aos rebeldes, general Sharaf Lukman, reiterou o compromisso de seus homens com o cessar-fogo.

"Respeitaremos a cessação das hostilidades sempre que a outra facção coloque fim totalmente às suas ações militares", disse Lukman à agência de notícias "Saba", controlada pelos houthis.

Os houthis tinham mostrado na quinta-feira o apoio à trégua, anunciada nesta semana pelo secretário de Estado dos EUa, John Kerry, durante uma viagem pela região. Hadi, exiliado em Riad, capital da Arábia Saudita, porém, resistiu a aderir ao pacto.

A agência saudita de notícias "SPA" afirmou hoje que a trégua pode se estender se os rebeldes e seu principal aliado, o partido do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, se comprometerem a respeitá-la.

O objetivo da cessação de hostilidades é permitir que organizações de ajuda humanitária cheguem aos moradores das zonas de conflito, explicou a "SPA".

A coalizão militar liderada pela Árabia Saudita luta contra as forças do ex-presidente iemenita apoiadas pelos houthis desde março de 2015, em uma tentativa de recolocar Hadi, líder reconhecido pela comunidade internacional, no poder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos