Topo

Sobe para 74 o número de mortos em obra de central elétrica na China

25/11/2016 02h30

Pequim, 25 nov (EFE).- O número de mortos após o desabamento de parte das obras da construção de uma central elétrica na província de Jiangxi, no sudeste da China, subiu nesta sexta-feira para 74, segundo informaram as equipes de resgate.

Outras duas pessoas ficaram feridas e até a noite de ontem, 68 vítimas tinham sido identificadas, em um acidente que ocorreu na manhã de quinta-feira, na cidade de Fengcheng, de acordo com publicação da agência oficial "Xinhua".

A maioria das vítimas, que estavam trabalhando no momento do acidente, tinha nascido após o ano de 1980, com a mais jovem de 23 anos e a mais velha de 53.

A plataforma de uma das torres de refrigeração da central elétrica estava sendo construída quando desabou sobre mais de 70 pessoas que trabalhavam no local.

Ambulâncias, bombeiros e outras equipes de resgates seguiram para o local logo após o acidente.

As primeiras informações divulgadas pelos meios de comunicação oficiais situaram em 22 o número de mortos pelo desabamento, porém posteriormente o mesmo subiu para mais de 40 e, após localizar a maior parte dos corpos, a apuração aumentou de novo até 67, para hoje chegar a 74.

Apesar dos sucessivos endurecimentos das normas de segurança no trabalho, a falta de medidas de segurança causa milhares de mortes a cada ano na China, onde os controles tendem a ser escassos e algumas empresas ignoram os padrões de prevenção na busca de maiores lucros.

Segundo dados oficiais, em 2015 foram registrados cerca de 281 mil acidentes de trabalho na China que causaram 66.182 mortes, embora algumas ONGs denunciem que o número real seja maior, já que, afirmam, parte dos acidentes não são não registrados ou são encobertos.