Topo

Forças sírias e curdas retomam 2 bairros do leste de Aleppo

27/11/2016 16h59

Cairo, 27 nov (EFE).- As forças do regime sírio recuperaram neste domingo o controle do bairro de Al-Baidin e as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe, fizeram o mesmo com o distrito de Bustan al Pasha, ambos no leste de Aleppo, após violentos combates com as facções rebeldes.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que o Exército sírio reconquistou também grandes partes do distrito de Jabal Badro, também no leste de Aleppo. Mas agência oficial de notícias síria, "Sana", informou que as forças do regime tomaram o controle total de Jabal Badro, informação que foi negada à Agência Efe pelo presidente do Observatório, Rami Abdul Rahman.

Com estes avanços, as forças sírias estão a 500 metros de seu objetivo de dividir a zona leste de Aleppo em duas metades: uma ao norte e outra ao sul, acrescentou o Observatório.

Além dessas retomadas, a FSD recuperaram amplos trechos do bairro de Al Hallak, também no leste de Aleppo e controlada pelos rebeldes.

Este é o maior avanço das forças governamentais sírias desde que o cerco em torno dos bairros do leste de Aleppo foi estabelecido, em julho deste ano. Desde no último dia 15, os soldados governamentais, apoiados pela aviação russa, intensificaram a ofensiva no leste dessa cidade síria.

Mais cedo, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que, aproximadamente, 1.700 civis conseguiram sair hoje dos bairros assediados do leste de Aleppo e acessar zonas controladas pelas forças leais ao regime sírio.