Topo

Exército iraquiano arrebata do EI bairro no norte de Mossul

24/12/2016 08h21

Erbil (Iraque), 24 dez (EFE).- O Exército iraquiano retomou neste sábado suas operações no norte da cidade setentrional de Mossul e arrebatou um bairro do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), após uma pausa pelo mau tempo.

As forças conjuntas das brigadas 76, 16, 71 e 15 do Exército iraquiano libertaram hoje o bairro Al Zaitun e estão limpando a Academia da Polícia no norte da cidade, indicou o Comando das Operações para a Libertação da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, em comunicado.

O Comando explicou que ainda seguem os enfrentamentos entre os jihadistas e as forças iraquianas no norte da cidade e que há vítimas e perdas materiais nas fileiras do EI, embora não tenha falado em números.

Está previsto nos próximos dias as forças iraquianas iniciem a ofensiva para "libertar" toda a metade oriental de Mossul, onde as tropas já controlam 46 bairros, mas ainda faltam outros por conquistar.

As forças iraquianas e as curdas "peshmergas" lançaram em 17 de outubro uma ofensiva para libertar Mossul e toda a região de Ninawa, da qual o EI conquistou amplas partes em 2014.