Nova-iorquinos "destroem" na Times Square as más lembranças de 2016

Nova York, 28 dez (EFE).- Os nova-iorquinos se desfizeram nesta quarta-feira das más lembranças de 2016 no chamado "Good Riddance Day", uma cerimônia simbólica na qual escrevem as ideias negativas em uma folha de papel e a destroem em uma trituradora gigante na Times Square.

Os participantes não só podem escrever seus lamentos e pendurá-los em um muro da emblemática praça, mas também trazer cartas, fotografias e objetos que representem problemas ou momentos embaraçosos que queiram deixar para trás antes do novo ano e destrui-los com um martelo.

Nomes de um amor não correspondido, multas, contas e outros documentos fazem parte dos objetos destruídos.

Esta espécie de expurgo público realizado a cada dia 28 de dezembro está inspirada em uma tradição latino-americana na qual se recheavam bonecos de pelúcia com objetos que representam lembranças desagradáveis antes de queimá-los em uma fogueira.

"Todos temos a necessidade de deixar as coisas que nos arrastaram para baixo, olhar para frente com esperança e sentir que há possibilidades de mudar, seja pessoalmente ou de forma coletiva", declarou à emissora de TV "NY1" o presidente da Times Square Alliance, Tim Tompkins, que se referiu ao evento como "uma oportunidade de desintoxicar-se".

Para aqueles que não possam fazer isso pessoalmente é possível enviar mensagens aos organizadores através das redes sociais com a hashtag "goodriddanceday", para que estes as anotem em um papel que será depois introduzido nessa "trituradora de problemas".

O "dia do alívio" se soma pelo décimo ano consecutivo à série de atividades que acontecem durante dezembro em Times Square para dar passagem ao novo ano, entre elas o famoso "muro dos desejos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos