Topo

Milícias xiitas expulsam EI de cidade a oeste de Mossul, no Iraque

22/02/2017 09h29

Erbil (Iraque), 22 fev (EFE).- As milícias xiitas pró-governo do Iraque, Multidão Popular, expulsaram nesta quarta-feira o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de uma cidade situada a oeste de Mossul, o último grande reduto dos jihadistas em território iraquiano.

Os milicianos tomaram o controle da cidade de Al Sharia, situada a sudoeste da comarca de Tal Afar, e mataram dezenas de jihadistas, disse o porta-voz das milícias, Ahmad al Asadi.

Asadi explicou que hoje começou a sexta fase da ofensiva da Multidão Popular a oeste de Mossul e que seu objetivo é recuperar o controle de Tal Afar, uma região estratégica que ainda permanece nas mãos do EI.

Dentro desta campanha, as milícias integradas majoritariamente por xiitas mataram hoje um terrorista suicida e fizeram explodir o carro-bomba que ele conduzia na entrada da cidade de Ain Talaui, perto de Tal Afar.

Além disso, a aviação iraquiana bombardeou outros três automóveis carregados com explosivos nessa cidade.

Nos combates de hoje, um cinegrafista do canal de televisão iraquiano "Karbala" e um general da Multidão Popular ficaram feridos perto de Tal Afar e foram transferidos ao hospital.

Em 19 de fevereiro, começou a ofensiva sobre a parte ocidental de Mossul, que segue nas mãos dos radicais, enquanto a metade oriental foi reconquistada pelas forças iraquianas em janeiro.

As agências humanitárias estão preparando ajuda e espaço para receber entre 250 e 400 mil civis que poderiam fugir da cidade devido aos combates.