Forças iraquianas assumem controle do aeroporto de Mossul

Mossul (Iraque), 23 fev (EFE).- As forças iraquianas recuperaram nesta quinta-feira o controle do aeroporto da cidade de Mossul, no norte do Iraque, que estava nas mãos dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), após várias horas de duros combates, relatou à Agência Efe o comandante da polícia, Shaker Jaudat.

Segundo a fonte, as tropas iraquianas alcançaram os portões do quartel de Al Gazlani, que fica nas cercanias do estratégico aeroporto.

O comandante detalhou que tanto as pistas, como os saguões e os arredores das instalações já estão nas mãos das forças governamentais.

Além disso, Jaudat ressaltou que as forças regulares também assumiram o controle do bairro de Tel al Raiam, um dos dois distritos que as tropas atacaram hoje.

O exército iraquiano começou hoje a ofensiva contra o centro urbano da zona oeste de Mossul com uma ampla ofensiva contra o aeroporto, situado no sudoeste da cidade, e contra os bairros de Tel al Raman e de Al Maamun.

A fonte acrescentou que, nos combates pela tomada do aeroporto, morreram 30 jihadistas e 12 foram capturados, entre eles alguns ocidentais.

Além disso, as unidades das forças regulares realizaram uma ação contra uma fábrica de açúcar e contra a região onde ficam as residências dos trabalhadores.

No último domingo, o exército iraquiano iniciou a terceira fase da batalha de Mossul, com o objetivo de libertar os bairros do oeste da cidade, que ainda estão nas mãos dos jihadistas, depois que em janeiro foi retomada toda a zona leste da capital da província de Ninawa, o principal reduto do EI no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos