Centenas de simpatizantes expressam apoio a Trump em manifestações pelos EUA

Em Miami

  • Molly Riley/AFP

    Cartaz onde se lê "Trump, obrigado" é visto durante ato de apoio ao presidente no parque Lafayette, em Washington DC

    Cartaz onde se lê "Trump, obrigado" é visto durante ato de apoio ao presidente no parque Lafayette, em Washington DC

Centenas de pessoas expressaram neste sábado (4) seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em diversas manifestações realizadas no país, inclusive em frente a sua residência de Mar-a-Lagon, na Flórida, onde passa o final de semana.

Perto deste seleto clube, em Palm Beach, cerca de 300 pessoas expressaram seu respaldo ao presidente, que inclusive lhes devolveu o gesto com um breve saudação no comboio oficial que o trazia outra vez do Trump International Golf Clube, onde esteve na manhã de hoje.

Tal como informou o pool de jornalistas que o acompanha, e se observa em uma fotografia do jornal local "Palm Beach Post", o presidente saiu parcialmente por uma janela do veículo que o transportava e cumprimentou seus simpatizantes.

Teve briga também

Pouco depois, como em outras cidades do país, 25 opositores ao presidente fizeram-se presentes no local e isso fez com que ambos lados trocassem insultos, sem registro de distúrbios ou detidos.

Entre os apoiadores de Trump havia um bom número de latinos, especialmente cubano-americanos, que com cartazes, alguns em espanhol, mostraram seu apoio à agenda do presidente, na qual se inclui a aceleração de deportações de imigrantes ilegais e a construção de um muro na fronteira com o México. 

Stephen Lam/Reuters
Homem dá soco em apoiador de Trump em Berkeley, na Califórnia

Muitos destes manifestantes chegaram em ônibus vindos de Miami, cidade ao sul de Palm Beach, onde hoje também cerca de 2.000 pessoas se concentraram no lado de fora da Tropical Park para somar-se a esta mobilização, que foi organizada em todo o país através das redes sociais com a hashtag "March4Trump".

Com bandeiras americanas e vários cartazes, em alguns com a mensagem "Cubans for Trump", os simpatizantes do presidente pediram que seja dada "uma oportunidade" ao atual inquilino da Casa Branca e, entre outras coisas, expressaram sua concordância com o plano de abolir a reforma migratória impulsionada por seu antecessor, Barack Obama.

As marchas de hoje se replicaram inclusive em Estados de raízes democratas, como a Califórnia, onde se desenvolveram pelo menos quatro concentrações a favor de Trump.

"Temos que apoiar nosso presidente para que tire todos os ilegais deste país e que não queremos aqui", disse à Agência Efe Raymond Herrera, que foi parte do desaparecido grupo Minuteman na Califórnia, uma milícia civil que vigiava a fronteira com o México.

Na Califórnia, os partidários de Trump se reuniram em cidades como Ventura, San Diego, Redding e Berkeley, nesta última com alguns momentos de tensão quando os simpatizantes de Trump se encontraram com opositores.

"Vamos apoiar os companheiros em Berkeley, porque eles estão em uma comunidade tão liberal, mas lá não estão querendo escutar outras opiniões" declarou pouco antes à Efe Marco Gutiérrez, presidente da Latinos For Trump.

Com bonés com a mensagem "Make America Great Again" ("Faça os EUA grandes de novo"), que o presidente lançou durante a campanha eleitoral, cerca de cem pessoas se reuniram em Nova York em frente à Trump Tower para defender as políticas do atual governo.

Na cidade de St.Paul, em Minnesota, seis pessoas foram detidas após uma confusão entre apoiadores e opositores do presidente durante uma concentração ocorrida no capitólio estadual, segundo informa o jornal local "Star Tribune". 

Molly Riley/AFP
Em cartaz, durante ato de apoio ao presidente dos EUA em Washington, se lê "Orgulho de ser americana em primeiro, e lésbica em segundo. Nós votamos em Trump"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos