Topo

Acidente de avião em Cuba deixa 8 militares mortos

29/04/2017 20h05

(Atualiza com detalhes do local do acidente e possível causa).

Havana, 29 abr (EFE).- Oito militares, incluindo a tripulação, morreram neste sábado em um acidente com um avião militar AN-26, pertencente às Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, a 70 quilômetros de Havana, segundo confirmou em comunicado o Ministério das Forças Armadas.

O avião tinha decolado de manhã do aeroporto de Playa Baracoa, a 30 quilômetros de Havana, e caiu em Loma de la Pimienta, no município de Candelaria, na província de Artemísia, a 70 quilômetros da capital cubana.

Os dados preliminares apontam que a causa do acidente foi uma "falha técnica" do motor, segundo confirmou à Efe um oficial de polícia que patrulhava a região onde aconteceu o acidente.

O local do acidente, uma zona muito intrincada na Sierra del Rosario, está cercado pela polícia e se encontra inacessível porque ali estão trabalhando as equipes de criminalística, segundo pôde comprovar uma equipe da Efe.

Segundo o comunicado oficial, uma comissão do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias já está investigando as causas do acidente.

A informação oficial desmente os boatos prévios que falavam sobre a morte de 39 passageiros em um avião comercial da companhia aérea estatal Aerogaivota, que realiza voos nacionais e a destinos próximos do Caribe.

As aeronaves AN-26, de fabricação russa, são utilizadas em Cuba tanto para uso militar, como para voos comerciais nacionais da Aerogaivota, companhia aérea que pertence ao estatal Grupo Gaivota, que aglutina várias empresas do setor do turismo e que está controlado pelas Forças Armadas Revolucionárias.

Em novembro de 2010, uma aeronave ATR-72 da companhia cubana Aerocaribbean se colidiu em uma paragem rural da província central de Sancti Spíritus, 400 quilômetros ao sudeste de Havana, com um saldo de 68 mortos, entre eles, 28 estrangeiros de dez nacionalidades.