Polícia reprime protestos que exigem renúncia de Temer em frente ao Congresso

Brasília, 24 mai (EFE).- A polícia reprimiu com rigor nesta quarta-feira um protesto que acontece em frente ao Congresso, convocado por sindicatos que exigem a renúncia do presidente Michel Temer.

A origem dos distúrbios não está clara, mas as autoridades usaram bombas de gás lacrimogêneo e a cavalaria para dispersar milhares de manifestantes, no momento em que o protesto adentrava nos extensos jardins em frente à sede do Congresso.

Segundo cálculos da Polícia Militar, a manifestação chegou a reunir 25.000 pessoas, muitas das quais chegaram a Brasília de outros pontos do país, mobilizadas pelos sindicatos.

Apesar dos enfrentamentos, o grosso da multidão permanecia nos arredores do Congresso, embora tenha recuado após o avanço das forças policiais.

Perante a possibilidade de distúrbios, as autoridades policiais reforçaram com 4.000 agentes a segurança da Esplanada dos Ministérios.

Temer está sob fogo cruzado desde a semana passada após a divulgação da delação premiada dos diretores do grupo JBS que o implica diretamente em supostos atos de corrupção.

O protesto pretendia inicialmente expressar o descontentamento dos trabalhadores com as polêmicas reformas impulsionadas pelo governo, mas nos últimos dias o foco mudou e as palavras de ordem passaram a exigir a renúncia do presidente.

No momento dos distúrbios, Temer, que nos últimos dias perdeu o apoio de diversos setores de sua base parlamentar, estava no Palácio do Planalto, onde pretendia receber legisladores de diversos partidos.

A sede do governo, da mesma forma que muitos dos ministérios que se situam na Esplanada, teve a segurança reforçada desde as primeiras horas de hoje tanto com policiais como com soldados das forças armadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos