Sobe para 5 o número de mortos em atropelamento na Alemanha

Subiu para cinco o número de mortos por atropelamento em um mercado de Natal na cidade Magdeburg, na Alemanha. Outras 200 pessoas ficaram feridas.

O que aconteceu

Quase 40 feridos em estado grave. Os dados foram atualizados neste sábado pelo chefe de governo da região de Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff. "Perdemos cinco vidas. E há mais de 200 feridos, vários em estado grave e muito grave. É uma dimensão que nenhum de nós pode imaginar", disse à agência de notícias AFP.

Suspeito foi preso. Segundo o jornal WELT, o suspeito é um homem natural da Arábia Saudita, que teria alugado o carro pouco antes do ataque. Ainda não se sabe sobre suas motivações e se agiu sozinho.

Carro avançou por 400 metros em ataque. Segundo o jornal alemão BILD, o veículo usado foi uma BMW preta.

"Acreditamos que tenha sido um ataque", disse à AFP uma porta-voz do Ministério do Interior da região de Saxônia-Anhalt. Até as 22h de sexta-feira (20) pelo horário local (18h no horário de Brasília), as autoridades não falavam em terrorismo. Horas após o ocorrido, a polícia descartou a presença de explosivos no carro utilizado pelo suspeito. Anteriormente, as forças de segurança haviam isolado o veículo para averiguação.

Autoridades lamentam

Premiê alemão diz que notícias do local "prenuncia o pior". Olaf Scholz publicou no X (antigo Twitter): "Meus pensamentos estão com as vítimas e seus parentes. Estamos ao lado delas e do povo de Magdeburg. Meus agradecimentos vão para os dedicados socorristas nessas horas de ansiedade."

Primeiro-ministro da Saxônia-Anhalt lamenta ataque. Em publicação nas redes sociais, Reiner Haseloff escreveu: "Esta é uma notícia muito deprimente de Magdeburg. Meus pensamentos estão com as vítimas e seus parentes. Gostaria de agradecer a todos os serviços de emergência que estão cuidando dos feridos no local".

A Arábia Saudita expressou "solidariedade" com a Alemanha. O Ministério de Relações Exteriores emitiu um comunicado no X narrando que "rejeita a violência". "O Ministério das Relações Exteriores expressa a condenação do Reino da Arábia Saudita ao incidente de atropelamento ocorrido em um mercado na cidade de Magdeburg, na República Federal da Alemanha, que resultou na morte e ferimentos de várias pessoas, expressando a sua solidariedade ao povo alemão e às famílias das vítimas", conclui a nota.

Continua após a publicidade

A cidade de Magdeburg fica a oeste de Berlim, e tem cerca de 240 mil habitantes. Os mercados natalinos atraem milhares de pessoas em toda a Alemanha — uma tradição no país.

Em 2016, um suposto atentando atribuído ao grupo extremista islâmico matou 13 pessoas. O caso também ocorreu em um mercado natalino, e o autor foi morto dias depois em uma cidade da Itália.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.