Distúrbios em protestos contra o G20 em Hamburgo deixam 70 policiais feridos

Hamburgo, 7 jul (EFE).- Pelo menos 70 policiais ficaram feridos nesta quinta-feira nos distúrbios desencadeados em Hamburgo durante uma manifestação contra a cúpula do G20 que começa nesta sexta-feira na cidade alemã.

Segundo fontes da polícia local, em 60 casos os ferimentos foram leves, provocados por arremesso de objetos como garrafas.

Os distúrbios começaram pouco depois do início da passeata, por volta das 17h GMT (14h de Brasília), quando as forças de segurança observaram a presença de pessoas usando máscaras em meio à manifestação, batizada como "Welcome to Hell" ("Bem-vindo ao inferno", em inglês).

Os agentes insistiram para que eles mostrassem o rosto, mas como foram ignorados, começaram a conter a manifestação e fazer uso de jatos d'água para dispersar os participantes.

A passeata reunia 12 mil pessoas que tinham se concentrado em uma popular praça do bairro de St. Pauli no começo da tarde, à espera de iniciar o percurso e tentar chegar a 300 metros do centro de eventos onde a cúpula do G20 será realizada.

Foram lançados então os primeiros objetos contra os policiais, que atuaram contra uma minoria de manifestantes violentos.

A polícia informou que um automóvel foi incendiado e relatou uma agressão sofrida por seu porta-voz, Timo Zill, após a qual começaram os incidentes mais graves, com ataques generalizados aos agentes, barricadas e depredação de lojas e mobiliário urbano.

Os incidentes prosseguiram até depois da meia-noite, quando a manifestação em si já tinha sido encerrada por seus organizadores.

As autoridades alemãs disponibilizaram 19 mil policiais para preservar a ordem durante a cúpula, na qual a chanceler Angela Merkel receberá como anfitriã os líderes das 20 maiores economias do mundo, mais os principais países emergentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos