Médico alemão examina Nobel chinês Liu Xiaobo

Pequim, 7 jul (EFE).- Um médico alemão especialista em oncologia visitou nesta sexta-feira o Nobel da Paz chinês Liu Xiaobo, em estado grave por câncer de fígado, mas ainda não se sabe o resultado do exame, informou o jornal de Hong Kong "South China Morning Post".

O especialista ainda se encontra no hospital em que Liu está internado há um mês, acrescenta a publicação, que entrevistou fontes diplomáticas alemãs.

As autoridades chinesas autorizaram nesta semana Estados Unidos e Alemanha a enviarem especialistas ao país para participar do tratamento de Liu, mas não foram divulgados detalhes sobre as pessoas que viajariam ou quando chegariam.

Nem a fonte alemã, nem o hospital ou as autoridades chinesas revelaram detalhes sobre o resultado da visita do especialista alemão ou se há novidades sobre a chegada dos americanos.

O hospital da cidade de Shenyang (nordeste da China) em que Liu se encontra internado há um mês sob custódia policial divulgou um novo comunicado no qual indicou que os médicos tiveram que drenar líquido do abdômen do paciente.

"Hoje o apetite do paciente foi mau. Foi drenado líquido abdominal como resultado de uma acumulação", segundo o último comunicado divulgado pelo site do centro de saúde.

Anteriormente, o hospital anunciou nesta sexta-feira que os médicos tinham deixado de fornecer a Liu os medicamentos contra o câncer terminal de fígado porque a doença continua em expansão e os efeitos secundários do tratamento danificaram o funcionamento do fígado e o líquido seguia acumulando no abdômen.

Liu Xiaobo, de 61 anos, foi condenado em 2009 a onze anos de prisão por assinar o manifesto politico "Carta 08", que pedia ao regime comunista direito constitucional, como a liberdade de imprensa e expressão e o pluripartidarismo.

O prêmio Nobel da Paz 2010 segue cumprindo o resto da pena no hospital, depois de ser desencarcerado de maneira condicional após ser diagnosticado um câncer de fígado terminal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos