Tillerson viaja ao Kuwait para se reunir com emir em plena crise com o Catar

Cairo, 10 jul (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, chegará nesta segunda-feira ao Kuwait para se reunir com o emir do país, Sabah Al-Amhmad Al-Sabah, e o governo local em meio à crise diplomática com o Catar, informou a agência oficial do país, "KUNA".

A fonte assegurou que o secretário de Estado americano começa uma visita ao país árabe em virtude de uma excursão, que incluía Ucrânia e Turquia, com o fim de reforçar as relações bilaterais com o Kuwait.

Durante os encontros que Tillerson terá com o emir do Kuwait, serão analisadas as últimas novidades e a "evolução da situação regional (do Oriente Médio) e internacional", disse a fonte, sem dar mais detalhes sobre o conteúdo das futuras reuniões.

O emir do Kuwait é o principal mediador na crise entre os vizinhos, mas Europa e Estados Unidos também se mostraram dispostos a intervir para dar fim a esta situação.

Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito e Bahrein anunciaram no dia 5 de junho a ruptura de relações diplomáticas com o Catar e ordenaram o fechamento das fronteiras terrestres e do espaço aéreo e marítimo aos meios de transporte do país.

Os quatro países justificaram estas medidas pelo suposto apoio de Doha a "organizações terroristas", entre as quais estão a Irmandade Muçulmana, o Estado Islâmico e a Al Qaeda.

O quarteto árabe apresentou uma lista de 13 exigências, depois reduzidas a seis, para normalizar as relações, mas o Catar considera alguns pedidos inaceitáveis e acredita que violam sua soberania nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos