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Cervejaria mexicana satiriza ex-presidentes com caricaturas nos rótulos

12/07/2017 10h08

Denise Torres.

Cidade do México, 12 jul (EFE).- A cervejaria artesanal mexicana "Error de diciembre" está comercializando uma nova linha de cervejas com curiosos rótulos com imagens cômicas de ex-presidentes do México como Carlos Salinas de Gortari e Felipe Calderón, além do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Fernando Rendón, Isaac Aroche e Antonio Helguera afirmam que querem zombar "dos políticos como eles fazem de nós" ao transformarem seus erros em uma memorável série de rótulos para que seu legado político se perpetue a cada gole.

Helguera, cartunista do jornal "La Jornada" e da revista "Proceso", é o criador dos rótulos políticos que, com humor, pretendem "ser um lembrete de que os problemas no país têm nome e sobrenome".

"O México sempre se cerca de desgraças. Devemos encarar com humor e rir um pouco dos que abusam delas brindando à sua saúde", disse, com um sorriso sarcástico, o cartunista duas vezes vencedor do prêmio nacional de jornalismo.

Helguera contou à Agência Efe que a inovadora ideia de Fernando Rendón, criador da cervejaria, o encantou porque "oferece um novo meio totalmente diferente de expor seu trabalho e suas mensagens" através de imagens "caricatas e inclusive agressivas".

Segundo ele, grande parte da sociedade está desligada da história do país, e foi necessário usar as garrafas "como um bom meio para transmitir uma mensagem crítica".

Quanto ao desenho, acrescentou que durante um festival de cerveja artesanal adotou um estilo "simples e chamativo", pois "não é um cartaz, é um rótulo para um produto".

Helguera, Rendón e o vencedor da Copa do Mundo da Cerveja, Isaac Aroche, pretendem manter viva a lembrança de erros históricos dos presidentes com caricaturas e frases dos protagonistas.

Com a cervejaria, batizada de "Error de Diciembre" em referência à crise econômica de 1994 no México, Rendón quebrou o mito de "beber para esquecer", ao reforçar as decisões ruins dos presidentes para que "a sociedade pense mais antes de dar seu voto".

A primeira cerveja, "Carlitos", ilustra o protagonista do "erro de Dezembro", Carlos Salinas de Gortari, presidente do México de 1988 a 1994, por ser o personagem "mais icônico do momento ruim do sistema político mexicano, criminoso por excelência, corrupto que não soube dirigir o país", acusou o jovem empresário.

Salinas, segundo o cartunista, "foi o mais complicado dos rótulos". Fiel ao seu estilo, Helguera disse que, no primeiro desenho, acrescentou elementos como bolsas de dinheiro e urnas eleitorais jogando votos em um túmulo.

"Depois achamos que Gustavo Díaz Ordaz (1964-1970) merecia um rótulo pelo massacre estudantil de 1968", disse Rendón, e assim nasceu a "Tlatelolco", a mais amarga entre as cervejas do catálogo para um dos momentos mais dolorosos do México.

Os cervejeiros repassam os governos do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e a esperançosa "alternância do poder em 2000" com o Partido Ação Nacional (PAN), e a cerveja "Comes y te vas" lembra as ocorrências do ex-presidente Vicente Fox (2000-2006) com um leve sabor de chai - bebida indiana com especiarias e ervas aromáticas.

A "Calderona" é lançada a cada novembro com 15% de álcool. No rótulo, uma cruz, um crânio e a imagem de Felipe Calderón (2006-2012), ex-presidente de quem Helguera destacou a mortalidade de sua guerra contra o narcotráfico.

Em associação com a cervejaria "Cru Cru", foi elaborada a "Amigous" para satirizar o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é ilustrado vestido de 'mariachi' para fundir elementos de ambas as nações.

O criador do projeto declarou que em agosto será lançada, em colaboração com uma cervejaria do norte do país, a "Legítima", dedicada a Andrés Manuel López Obrador, candidato presidencial em 2006 e 2012 e que se autoproclamou presidente legítimo após a vitória de Calderón.

Para comemorar o último dia do governo do atual presidente, Enrique Peña Nieto, em 30 de novembro de 2018, os empresários planejam lançar várias cervejas, pois "uma não bastaria para lembrar todos os seus erros" desde 2012.

"Ainda restam muitos presidentes no caminho", conta Helguera, que menciona José López Portillo (1976-1982) como "candidato perfeito para uma cerveja" e que continuará desenhando os rótulos conforme Fernando Rendón for criando novos produtos.

A "Error de diciembre" distribui anualmente cerca de 5 mil litros de cerveja, disponíveis em lojas e bares especializados a preços que variam de US$ 4,4 a US$ 6,4.