Lanchas e mergulhadores são acionados para salvar elefante no Sri Lanka

Colombo, 12 jul (EFE). - A Marinha do Sri Lanka mobilizou lanchas e várias equipes de mergulho nesta quarta-feira para resgatar um elefante preso em uma correnteza perto de Kokkilai, no norte do país.

De acordo com o porta-voz do organismo, capitão Chaminda Walakuluge, um marinheiro que voltava de uma patrulha rotineira por vota das 9h45 (horário local) avistou o mamífero a cerca de 15km da costa e acionou os superiores. A mensagem chegou ao comandante da Marinha nacional, o vice-almirante Ravindra Wijegunaratne, que deu ordens de "salvar a vida do animal".

Em uma hora, 20 mergulhadores e oficiais do Batalhão de Ação Rápida chegaram ao local com mais cinco lanchas. Com ajuda técnica de uma equipe do Departamento de Fauna, o grupo conseguiu conduzir o animal a terra firme e guiá-lo a um local seguro, onde está recebendo cuidados especiais, de acordo com Walakuluge.

Com 5.879 elefantes, conforme censo de 2011 - o último -, o Sri Lanka é um dos países da Ásia com a maior quantidade de elefantes e conta com grandes reservas em vários locais do território.

Nos últimos anos, as autoridades redobraram os esforços para preservar os exemplares, que diminuíram depois da independência do Sri Lanka do Reino Unidos, em 1948, e durante a fase mais intensa da guerra entre o governo e os rebeldes tâmeis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos