Topo

Peixe-boi mais velho do mundo em cativeiro completa 69 anos

23/07/2017 14h44

Miami, 23 jul (EFE).- Snooty, reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o peixe-boi mais velho do mundo em cativeiro, completou 69 anos no aquário de Brandenton, na periferia de Tampa (Flórida), onde vive desde 1949, informou a imprensa local neste domingo.

Como todos os anos, o Parker Manatee Aquarium do Museu do Sul da Flórida organizou uma festa de aniversário para Snooty, evento que contou com a presença de centenas de pessoas no sábado, a maioria crianças.

Quem compareceu a festa cantou "Parabéns a Você" ao mamífero marítimo e o viram comer uma torta com as cores do arco-íris, feita de frutas e verduras.

Algumas famílias já consideram uma tradição ir às festas de aniversário de Snooty. Os avós conheceram o peixe-boi quando eram crianças, levados pelos pais, e depois fizeram o mesmo com os filhos. E assim por diante.

Neste ano também marcaram presença na festa três peixes-boi resgatados pelos pesquisadores do aquário após terem sofrido acidentes com embarcações, uma das maiores ameaças para estes animais.

Snooty, que foi incluído na edição de 2017 do Guinness como o peixe-boi mais longevo conhecido, nasceu em cativeiro e é totalmente dependente dos humanos, motivo pelo qual não poderia ser deixado livre na natureza.

Os cuidadores dizem que é provável que a longevidade seja explicada porque Snooty vive em um lugar onde a temperatura é controlada - são animais que sofrem com as mudanças de temperatura, principalmente com o frio - e pelo fato de existirem poucas ameaças ao redor. Na natureza, um peixe-boi vive aproximdamente 40 anos.

A população de peixes-boi da Flórida, que supera os seis mil exemplares atualmente, tem grandes chances de sobreviver mais 100 anos desde que os animais e o habitat continuem sendo protegidos, segundo um estudo do Relatório Geológico dos EUA e do Instituto de Pesquisa da Vida Selvagem e da Pesca da Flórida.