Topo

Menino chinês sobrevive por 24 dias se alimentando de carne de serpente

31/07/2017 09h47

Pequim, 31 jul (EFE).- Um menino chinês de 10 anos fugiu de casa e passou 24 dias sozinho vagando por campos e florestas, um período no qual se alimentou de bagas e carne de serpente, e até se curou de uma febre com um tônico elaborado por ele mesmo, informou nesta segunda-feira o jornal "South China Morning Post".

O menor, de sobrenome Miao, fugiu de Xuanwei, no centro do país, no dia 29 de junho, depois de apanhar do pai, e se fixou como meta chegar a pé até a cidade de Chongqing, situada a cerca de 800 quilômetros de sua casa, para buscar trabalho.

Nas mais de três semanas que passou sozinho não conseguiu percorrer mais que 100 quilômetros, mas mostrou uma capacidade de sobrevivência prodigiosa, sendo capaz de caçar serpentes e assá-las na grelha, além de pescar nos rios apenas com uma bolsa de plástico.

Em algumas noites precisou dormir no reboque de um caminhão, em palheiros ou ao relento, sem outros colchões que uma pilha de folhas, e para ganhar algum dinheiro se dedicou à coleta e venda de papelões e garrafas de plástico.

No seu caminho encontrou um celular que vendeu por 30 iuanes (pouco mais de R$ 12), dinheiro que converteu em comida, uma caneta e um caderno no qual começou a escrever um diário das suas aventuras.

Miao contou aos jornalistas que nunca aceitou a ajuda de estranhos, que lhe ofereciam comida ou alojamento de graça ao vê-lo sozinho e esfarrapado. Também assegurou que durante seu périplo não roubou nada nem ninguém.

Ainda que não tenha passado medo, segundo conta, houve momentos difíceis nos quais contraiu diarreias e febres, cujos sintomas curou ao ferver água com bagas silvestres, um remédio que disse ter aprendido com práticas tradicionais do campo.

A fuga de Miao terminou em 23 de julho, quando a polícia o encontrou e o levou a uma delegacia local, onde avisaram seus pais, que, após o feliz reencontro, prometeram que não voltariam a bater no menino em troca de que este não tentasse novamente viver por sua conta, isolado no campo.