PUBLICIDADE
Topo

Autoridades ordenam evacuação imediata de condado próximo a Houston

29/08/2017 13h42

Washington, 29 ago (EFE).- As autoridades do condado de Brazoria, perto de Houston (EUA), alertaram nesta terça-feira que dois açudes da região transbordaram pelas chuvas torrenciais da tempestade Harvey e ordenaram a evacuação imediata da área.

Em sua conta no Twitter, o condado de Brazoria avisou que os açudes de Barker e Addicks tinham alcançado seus níveis máximos de capacidade e estavam transbordando, por isso os habitantes da região devem abandonar suas casas imediatamente.

O nível da água da represa de Addicks, localizada a cerca de 31 quilômetros de Houston, ultrapassou seu limite em 33 metros pela primeira vez na história, o que representa uma ameaça imediata para as áreas residenciais e os parques no entorno da barragem.

Em entrevista coletiva, um meteorologista encarregado de assessorar o condado de Harris, ao qual pertence Houston, considerou que o aumento do nível da água nos açudes era "algo nunca visto antes".

Durante toda a noite, as autoridades tentaram sem sucesso conter o aumento do volume de água abrindo as comportas das repesas.

Por enquanto, as autoridades locais confirmaram a morte de dez pessoas, seis delas nos arredores de Houston, a quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos e onde as chuvas provocaram "inundações catastróficas".

Harvey tocou a terra na pequena cidade de Rockport como furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5) na noite da última sexta-feira, com ventos de 215 km/h.

Agora já transformado em tempestade tropical, Harvey foi o furacão mais potente a atingir os EUA desde 2005 e o Texas desde 1961.