China descarta que tremor na Coreia do Norte se deva a teste nuclear
O CENC (Centro Nacional de Terremotos da China) descartou possibilidade de que o tremor que sacudiu a Coreia do Norte neste sábado (23) tenha sido causado por um teste nuclear do regime de Pyongyang.
"Não foi detectada qualquer onda sonora, que normalmente é gerada no caso de terremoto artificial", afirmaram especialistas do CENC, citados pela agência estatal de notícias "Xinhua".
Apesar de em um primeiro momento o organismo ter afirmado que o tremor de terra teria, provavelmente, sido causado por uma explosão, os estudiosos voltaram a analisar os registros infrassônicos e concluíram que o abalo foi natural.
O terremoto aconteceu às 17h09 (horário da Coreia do Norte, 5h29 em Brasília), em Kilchu (província de Hamgyong Norte), onde fica a base nuclear usada por Pyongyang para fazer o sexto teste atômico.
Tanto a Coreia do Sul quanto a CTBTO (Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares), vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas) disseram que a atividade sísmica na Coreia do Norte foi natural.
A relação entre Coreia do Norte e Estados Unidos ficou mais acirrada nos últimos dias e havia o temor de que o terremoto fosse um novo teste do governo de Pyongyang.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.