PUBLICIDADE
Topo

James Mattis e Jens Stoltenberg visitam Afeganistão de surpresa

27/09/2017 02h46

Cabul, 27 set (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fizeram nesta quarta-feira uma visita surpresa ao Afeganistão, onde ambos se reunirão com o presidente afegão, Ashraf Ghani.

A missão da OTAN no Afeganistão informou, através da sua conta oficial do Twitter, da chegada ao quartel-geral da Aliança Atlântica, em Cabul, de Mattis e Stoltenberg, onde irão rever as tropas internacionais e se encontrar com as autoridades afegãs.

"As conversas se concentrarão na associação OTAN-Afeganistão, incluindo a missão em curso Apoio Decidido liderado pela OTAN em respaldo à defesa nacional afegã e as forças de segurança", explicou.

A visita de Mattis a Cabul é a primeira desde o anúncio, no dia 21 de agosto, do presidente americano, Donald Trump, da nova estratégia dos Estados Unidos no Afeganistão, onde revelou um aumento das tropas no país sem data de retirada.

O próprio Mattis, que chega ao Afeganistão após visitar a Índia, concretizou na semana passada que o Pentágono espera que o aumento das tropas seja de cerca de 3 mil soldados.

A guerra do Afeganistão é a mais longa da história dos EUA, que se prolonga já por quase 16 anos e utilizando 11 mil militares, em meio ao ressurgimento da violência e com os talibãs tendo uma forte presença no país.