Tropas pró-Assad cercam reduto sírio do EI, diz ONG

Beirute, 28 set (EFE).- As forças governamentais sírias conseguiram cercar totalmente nesta quinta-feira o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Deir ez-Zor (nordeste), um dos principais redutos dos jihadistas no país, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

As tropas leais ao governo de Damasco conseguiram cercar a cidade depois de tomar o controle de partes da estrada que liga Deir ez-Zor a Busaira, apontou a ONG. Por enquanto, os meios de comunicação oficiais da Síria não confirmaram este progresso.

O Observatório acrescentou que as forças governamentais rodeiam também o povoado de al-Huseiniya, perto de Deir ez-Zor e na margem leste do Rio Eufrates.

As forças governamentais, apoiadas pela aviação russa, iniciaram uma ofensiva contra o EI em Deir ez-Zor em 2 de setembro.

Em paralelo, as Forças Democráticas da Síria (SDF), uma aliança armada liderada por milícias curdas e apoiadas pelos Estados Unidos, começou a sua própria campanha contra os extremistas no dia 9 deste mês em zonas ao leste do Rio Eufrates.

Deir ez-Zor é uma das principais fortificações do EI na Síria, junto com a cidade de Al Raqqa, antiga "capital" do califado dos radicais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos