Princesa Mako e Kei Komuro se casarão em novembro de 2018 em Tóquio

Tóquio, 22 nov (EFE).- O casamento da princesa Mako, a neta mais velha do imperador Akihito, e de Kei Komuro está marcado para 4 de novembro do ano que vem, informou a Agência da Casa Imperial do Japão nesta quarta-feira.

A cerimônia vai acontecer no Imperial Hotel, em Tóquio, com a presença do imperador e da esposa, a imperatriz Michiko, poucos meses antes da abdicação do monarca - prevista para a acontecer em 2019.

Antes disso, o casal vai formalizar o compromisso no tradicional "Nosai no Gi", algo parecido ao noivado, em 4 de março. O casal, que se conheceu na universidade, anunciou oficialmente a união em 3 de setembro, depois de a imprensa local especular o caso.

A princesa Mako é a filha mais velha do príncipe Akishino, o segundo filho do imperador e segundo na linha sucessória ao trono, após o príncipe herdeiro Naruhito.

O casamento de Mako e Kei reabriu o debate sobre a necessidade de reformar a legislação que vigora na Casa Imperial desde 1947. Conforme a lei, as mulheres da realeza perdem o título que tem ao se casar com um plebeu, o que reduz substancialmente o número de integrantes.

Quando a princesa se casar, a família imperial passará a ter apenas 18 membros, sendo cinco homens - os únicos que podem assumir o trono -: o imperador Akihito (83); o irmão dele, o príncipe Hitachi (81), o príncipe herdeiro Naruhito (57), o príncipe Akishino (51) e o príncipe Hisahito (11), o irmão mais novo de Mako.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos