Topo

Palestino morre em confronto com israelenses na Cisjordânia

30/11/2017 10h03

Jerusalém, 30 nov (EFE).- Um palestino foi gravemente ferido e morreu nesta quinta-feira em decorrência do disparo de um israelense em um enfrentamento entre grupos rivais perto da cidade de Qusra, no norte de Cisjordânia, confirmaram fontes médicas e locais palestinas.

Ghassan Douglas, líder comunitário de Qusra, afirmou à Agência Efe que os israelenses eram colonos e disse que houve um confronto entre estes e um grupo de palestinos da cidade depois que os israelenses atacaram camponeses palestinos que saíam para trabalhar em seus campos pela manhã.

O exército israelense, no entanto, se referiu ao grupo de israelenses como "transeuntes" e "civis".

Segundo disse à Efe uma porta-voz militar, os palestinos "lançaram pedras nos arredores da cidade de Qusra contra um grupo de transeuntes israelenses. Um dos civis israelenses disparou em legítima defesa".

"Tropas israelenses se deslocaram ao local para evacuar o grupo israelense, tratar os feridos e dispersar o protesto", acrescentou o exército em comunicado.

O serviço palestino de emergências Crescente Vermelho (equivalente à Cruz Vermelha) afirmou que o Ministério de Saúde confirmou que o palestino atingido por um disparo não resistiu aos ferimentos.

Segundo informou Douglas, depois dessa morte ocorreram mais enfrentamentos entre residentes de Qusra (ao leste da cidade de Nablus) e os soldados israelenses deslocados na região.