Topo

Ex-presidente chileno Eduardo Frei é operado em caráter de urgência

11/12/2017 23h49

(atualiza com mais detelhes)

Santiago (Chile), 11 dez (EFE).- O ex-presidente do Chile Eduardo Frei (1994-2000) foi internado nesta segunda-feira de urgência numa clínica da capital do país, após sofrer uma hematoma subdural no cérebro pelo que teve que ser operado.

"(Frei) Foi operado de uma 'delicada' operação no cérebro, embora não tenha tido maiores complicações", informou aos jornalistas o neurocirurgião da Clínica Alemã, Roberto Vallejos.

O médico explicou que Frei foi submetido a uma "operação complexa pelo fato de ser no cérebro, mas é uma complicação ou patologia menor no sentido de que isto não deixa nenhuma sequela posterior".

Vallejos informou que o ex-governante continuará hospitalizado por mais alguns dias, mas que "já se encontra em muito boas condições".

O especialista detalhou que a hematoma subdural é uma "coleção de sangue que entra na dura-máter, que é o revestimento do cérebro", que o comprime provocando algumas complicações que se recuperam ao ser "evacuado" o coágulo.

Sobre as causas da hematoma subdural, o médico disse que ele pode ter sido causado por um traumatismo, embora "este não tenha sido o caso".

Vallejos explicou que também pode se manifestar devido a "qualquer esforço ou qualquer situação anômala" que pode provocar a ruptura de um vaso sanguíneo pequeno desencadeando este hematoma.

Cecilia, uma das suas filhas, comentou que seu pai está consciente e que "graças a Deus a operação saiu muito bem".

Ela disse que seu pai tinha sido internado na clínica porque tinha problemas, dor de cabeça. "A verdade é que não esperávamos este diagnóstico", assegurou.

O ex-presidente, de 75 anos, foi operado de urgência com "sucesso", segundo informou o deputado do Partido pela Democracia (PPD), Jorge Tarud, que foi até o hospital.

Tarud confirmou à imprensa chilena que o ex-presidente "está consciente" e acompanhado da família e de amigos, incluindo ex-ministros de seu período no governo.

Alguns minutos depois de se saber a sua situação de saúde de frei, diversas personalidades do mundo político expressaram sua solidariedade ao ex-governante e a sua família.

Frei é filho do também o ex-presidente Eduardo Frei Montalva (1964-1970) e em abril de 2014 foi designado pela atual presidente, Michelle Bachelet, como embaixador extraordinário e plenipotenciário em missão especial para a região Ásia-Pacífico.