Topo

Novo terremoto de 6,2 graus atinge o sudeste do Irã

12/12/2017 09h39

(Atualiza com mais dados e declarações de testemunhas).

Teerã, 12 dez (EFE).- Um novo terremoto de 6,2 graus na escala Richter sacudiu nesta terça-feira a província de Kerman, no sudeste do Irã, onde se registraram danos menores e as escolas foram fechadas como medida de precaução.

O epicentro do terremoto, que teve quase 20 réplicas, duas delas de 4,2 graus, ficou a 10 quilômetros de profundidade na região de Heydak, segundo o Centro Sismológico do Irã.

O terremoto ocorreu às 12h13 (horário local, 6h43 de Brasília) a 30,75 graus de latitude e 57,31 de longitude nesta localidade, situada a 80 quilômetros da cidade de Kerman, capital estadual.

O diretor do Serviço de Emergências do Irã, Pir Hosein Kolivand, informou à agência "Fars" que até agora apenas três pessoas ficaram feridas.

Algumas casas antigas sofreram danos em seis pequenas localidades da região, para onde se deslocaram dez equipes de resgate, segundo indicou a organização de gestão de crise de Kerman.

Os imóveis mais afetados por este sismo foram aqueles que já ficaram danificados em outro tremor de 6,1 graus ocorrido no último 1º de dezembro, no qual pessoas 42 ficaram feridas.

Os moradores dessas casas foram evacuados nessa ocasião, razão pela qual hoje estavam vazias.

Uma moradora de Kerman que se identificou como Mariam declarou à Agência Efe que o tremor foi "muito forte" e de longa duração, mas que não provocou danos nesta cidade.

"Todo mundo estava muito assustado e muita gente saiu à rua por temor das réplicas", relatou esta mulher, que estava em um bazar no momento do terremoto.

A região de Kerman foi cenário em dezembro de 2003 de um letal terremoto, que causou mais de 31 mil mortes.

Ontem, um terremoto de 5,4 graus já havia feito tremer a fronteira entre o Iraque e o Irã, um mês depois que um forte sismo na mesma região provocou pelo menos 620 mortes do lado iraniano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo terremoto de 6,2 graus atinge o sudeste do Irã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias