Topo

Terremoto de magnitude 6,5 deixa pelo menos 3 mortos na Indonésia

16/12/2017 09h43

(Atualiza número de mortos e outros dados).

Medan (Indonésia), 16 dez (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram, sete ficaram feridas e dezenas de edifícios foram danificados na ilha de Java, na Indonésia, por conta de um terremoto de magnitude 6,5, de acordo com informações divulgadas neste sábado por fontes oficiais.

As vítimas, todas elas indonésias, são duas mulheres de 80 e 34 anos e um homem de 60, detalhou o diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, em um comunicado.

O tremor ocorreu às 23h47 (horário local) de ontem e teve hipocentro a 91 quilômetros de profundidade no subdistrito de Cipatujah, localizado na costa sul da província de Java Ocidental, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia calculou a magnitude do terremoto em 6,9 e emitiu de madrugada um alerta de tsunami nas províncias de Java Ocidental, Java Central e Yogyakarta, que foi cancelado horas mais tarde.

As áreas mais afetadas se encontram em Java Ocidental e são as regências de Pangandaran, Ciamis e Tasikmalaya, esta última conta com uma população de 1,7 milhões de pessoas e pertence ao subdistrito de Cipatujah.

As autoridades começaram a distribuir ajuda aos afetados, enquanto os deslocados se preparam para passar a noite em casas de familiares ou amigos, colégios e outros centros habilitados pelo governo ou em barracas.

A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, na qual cada ano são registrados cerca de 7 mil terremotos.

Em 2004, um forte tremor no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 12 países banhados pelo oceano Índico, a grande maioria delas na Indonésia.