Anarquistas atacam embaixada israelense em Atenas com tinta

Atenas, 25 dez (EFE).- Integrantes do grupo anarquista grego Rouvikonas atiraram bolsas de tinta contra a embaixada israelense em Atenas nesta segunda-feira, em uma atitude que, segundo eles, serviu para manifestar solidariedade ao povo palestino.

O próprio grupo publicou um vídeo no qual podem ser vistos caminhando até a embaixada por volta das 6h (local, 3h de Brasília) e sujando de vermelho a fachada do edifício.

Em comunicado postado na internet, o Rouvikonas justificou a ação dizendo que se solidarizava com os palestinos, um povo que, segundo eles, "foi vítima de opressão múltipla durante décadas".

Em outubro, integrantes do grupo ocuparam simbolicamente a embaixada espanhola em Atenas em protesto contra o que eles chamaram de "repressão" das forças de ordem espanholas durante o referendo na Catalunha.

Um tribunal de primeira instância de Atenas condenou 18 jovens a seis meses de prisão sob suspensão da pena, por perturbação da paz e a ordem, mas os desculpou da acusação de violência ilícita formulada pela procuradoria.

Frequentemente, o Rouvikonas realiza protestos similares, com ocupações simbólicas de ministérios, sedes de partido e meios de comunicação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos