Topo

Cuzco vive dia protestos devido a indulto a Fujimori

27/12/2017 23h18

Lima, 27 dez (EFE).- Pelo menos seis pessoas foram detidas durante confrontos que aconteceram nesta quarta-feira na cidade de Cuzco, no Peru, entre policiais e manifestantes que protestavam contra o indulto dado ao ex-presidente Alberto Fujimori, informou a imprensa local.

Os confrontos aconteceram nas proximidades do aeroporto internacional de Cuzco, onde aconteceram piquetes de manifestantes, que inclusive derrubaram parte de um muro do perímetro do terminal aérea.

Segundo o jornal "El Comercio", durante os incidentes foram detidos seis supostos estudantes da Universidade Nacional San Antonio Abad, que foram levados ao escritório de Segurança do Estado da cidade.

O protesto não afetou o pouso e a decolagem de aviões do aeroporto da cidade.

Centenas de estudantes da Universidade de Cuzco percorreram as ruas da cidade e durante a manifestação queimaram bonecos e outros objetos, o que levou a confrontos com a Polícia.

Os manifestantes participaram depois de um comício, onde anunciaram que na quinta-feira se unirão a uma manifestação nacional convocada para rejeitar o indulto a Fujimori.

Outras organizações, como a Federação Departamental de Trabalhadores de Cuzco, também combinaram participar na quinta-feira de uma marcha contra o indulto, segundo informou o "Diário de Cuzco".

Organizações civis, sociais, sindicatos e partidos políticos opositores convocaram para esta quinta-feira uma grande manifestação de protesto a nível nacional que terá sua concentração principal no centro histórico de Lima, onde se espera a presença de milhares de pessoas.