Morrem 12 pessoas em queda de pequeno avião no norte da Costa Rica

(Atualiza com nacionalidades e informações da Aviação Civil).

San José, 31 dez (EFE).- Um pequeno avião particular com 10 passageiros e dois tripulantes a bordo caiu neste domingo na província de Guanacaste, no norte da Costa Rica, e não há sobreviventes.

As autoridades locais indicaram que o pequeno avião, que saiu do de Punta Islita com destino ao aeroporto internacional Juan Santamaría, caiu em uma região montanhosa e, posteriormente, acabou pegando fogo.

"As unidades de socorro já estão no local, que é de difícil acesso. O fogo arrasou a aeronave e as vítimas ficaram carbonizadas. São 10 turistas e dois membros da tripulação", explicou à Agência Efe o diretor do corpo de bombeiros, Héctor Chávez.

A aeronave acidentada é de propriedade da empresa Nature Air e era tripulada pelos costarriquenhos Juan Manuel Retana e Emma Ramos.

No acidente também morreram os turistas Bruce Steinberg, Irene Steinberg, Matthew Steinberg, William Steinberg e Zachary Steinberg, todos americanos membros de uma mesma família.

As outras vítimas foram identificadas como Charles Palmer, Thibault Astruc, Amanda Geissler, Sherry Wuu e Leslie Weiss, também americanos.

Chávez detalhou que o pequeno avião decolou com destino a San José e "se chocou contra a montanha" e que, de acordo com o cenário da acidente, é possível "supor que o impacto foi direto".

As equipes de socorro estão no local do acidente onde trabalham para remover os destroços da aeronave e conseguir um melhor acesso para a transferência dos corpos.

As autoridades de Aviação Civil iniciaram uma investigação sobre o caso para conhecer as causas do acidente, enquanto o Órgão de Investigação Judicial trabalha na identificação dos corpos.

A Direção-Geral da Aviação Civil indicou que, no plano de voo, a aeronave registrou manobras de aproximação para aterrar em Punta Islita, no entanto, as rajadas de vento de 20 nós, os obrigou a ir para outra pista com o objetivo de esperar melhores condições do tempo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos