Unicef denuncia que violência na Síria está provocando mais mortes de menores

Beirute, 26 jan (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou nesta sexta-feira um aumento na quantidade de mortes de menores de idade causada pela hostilidades na Síria durante as últimas duas semanas.

"O Unicef recebeu informações alarmantes de pelo menos 11 menores mortos e muitos outros feridos pela violência em curso no distrito de Afrin, no noroeste da Síria", apontou em comunicado o representante do Unicef na Síria, Fran Equiza.

Ele afirmou que também recebeu dados sobre a morte de nove menores na semana passada por causa da violência em Saraqib e Khan Shaykhun, em Idlib (noroeste); enquanto que em Damasco pelo menos três crianças morreram em um ataque em Bab Tuma, no centro antigo.

Equiza destacou que o ataque de 22 de janeiro na capital síria, "o mais forte que aconteceu em Damasco em semanas", ocorreu quando as crianças saíam da escola.

Sobre a situação em Afrin, ele disse que algumas famílias de lá estão fugindo e procurando proteção em acampamentos de deslocados que já estão superlotados, as que não têm a mesma sorte precisam se esconder.

"Sabemos que a violência é tão intensa que as famílias estão confinadas nos porões dos edifícios. A maioria das lojas está fechada e os serviços de proteção apoiados pelo Unicef tiveram que ser suspensos", detalhou.

Há seis dias, Turquia e facções opositoras sírias começaram a operação "Ramo de Oliveira" em Afrin, no distrito de Aleppo e controlado pelas Unidades de Proteção do Povo (YPG).

Equiza lembrou que "as guerras têm leis e estas normas estão sendo quebradas todos os dias na Síria".

"Mais uma vez, o Unicef lembra às partes em conflito as suas obrigações de proteger os menores em todo o momento", enfatizou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos