Atentado deixa 3 policiais mortos e outros 17 feridos na Colômbia

Barranquilla (Colômbia), 27 jan (EFE).- Três policiais morreram e 17 ficaram feridos neste sábado (27) em um atentado contra uma delegacia de polícia do bairro de San José, em Barranquilla, no norte da Colômbia, confirmaram fontes oficiais.

O comandante da Polícia Metropolitana de Barranquilla, general Mariano Botero, afirmou que o ataque ocorreu por volta das 6h30 locais (9h30 em Brasília). Um explosivo instalado em um dos muros da delegacia foi detonado quando os policiais estavam em formação no pátio da instalação para a mudança de turno.

"Três dos agentes morreram pela gravidade dos ferimentos. Outros 17 estão feridos", disse o general, que explicou que o explosivo foi ativado a distância.

Inicialmente, a Polícia Metropolitana de Barranquilla pensou que o atentado tinha sido cometido com uma granada. Botero revelou que um suspeito foi preso perto da delegacia. Os agentes encontraram com ele um caderno e um rádio de comunicações.

O general afirmou que investiga a hipótese de o atentado ter relação com um assalto quase simultâneo a um caminhão de transporte de valores em uma região próxima à delegacia.

"Repúdio total ao covarde atentado contra uma delegacia de polícia em Barranquilla. Não descansaremos até encontrar os responsáveis. Envio minha solidariedade aos familiares das vítimas e dos feridos", escreveu no Twitter o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

"Repudiamos categoricamente o atentado contra a delegacia de polícia do bairro de San José. Barranquilla apoia a polícia", afirmou o prefeito da cidade, Alejandro  Char, também no Twitter.

Para o prefeito, o ataque é uma vingança do crime organizado às ações da Polícia Metropolitana de Barranquilla contra as quadrilhas da cidade e de outras regiões do país.

"Condenamos este infame ataque aos nossos policiais no bairro de San José, em Barranquilla. Acompanhamos com nosso coração as famílias e os companheiros afetados por essa covarde ação", disse o diretor da Polícia da Colômbia, general Jorge Nieto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos