Topo

Irlanda começa a vender produtos de tabaco padronizado

22/02/2018 11h20

Dublin, 22 fev (EFE).- Estabelecimentos comerciais da República da Irlanda começaram nesta quinta-feira a vender os primeiros pacotes de tabaco padronizado, nos quais se eliminou a maior parte da publicidade e as advertências de saúde ocupam um lugar mais proeminente.

A Lei de Saúde Pública de 2015 prevê que todos os pacotes de tabaco, sejam de cigarros ou em forma de fumo, sejam homogêneos em cor e que a marca da empresa apareça escrita na mesma tipografia e letra pequena na sua parte inferior.

"O resto da superfície do produto inclui imagens de doenças vinculadas ao tabagismo, com o que desaparecem as conhecidas cores e logotipos das grandes marcas", comemorou hoje a secretária de Estado de Política Sanitária, a conservadora Catherine Byrne.

A medida é similar à aplicada pelo Governo australiano, primeiro país do mundo que obrigou em 2011 as tabacarias a comercializar os seus produtos sem publicidade.

A República da Irlanda já esteve na vanguarda da luta contra esta dependência quando se tornou em 2004 o primeiro país do mundo a proibir o tabaco em todos os lugares públicos, como passo inicial para o objetivo de conseguir uma "sociedade livre de fumaça" até 2025.

O Governo de Dublin calcula que a população fumante poderia cair de quase 29% atual para 5% em sete anos, o que, além de salvar vidas, reduziria os custos de saúde derivados do tratamento de doenças provocadas pelo tabaco, estimados em cerca de 650 milhões de euros anuais.

"Os pacotes padronizados ajudarão a diminuir a atratividade dos produtos do tabaco, ao mesmo tempo que aumenta a efetividade das advertências de saúde e se reduz a possibilidade de que se engane o consumidor sobre os seus efeitos prejudiciais", afirmou Byrne.

"Estes novos pacotes deixam claro que os cigarros são ruins para a sua saúde", destacou a responsável de Política Sanitária irlandesa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Irlanda começa a vender produtos de tabaco padronizado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias