Topo

Navalny é detido pela polícia russa ao sair do dentista

22/02/2018 08h24

Moscou, 22 fev (EFE).- O líder opositor russo Alexei Nalvany foi detido nesta quinta-feira pela polícia ao sair do dentista, faltando menos de um mês para as eleições presidenciais nas quais o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, tentará a reeleição.

"Tinha dor em um molar e fui ao dentista. Saí do dentista e...surpresa, uma unidade da polícia: você está detido. Me levam para algum lugar", disse Nalvany no Twitter.

A informação foi confirmada pelo advogado do político opositor, que disse carecer de informação sobre os motivos da detenção de seu cliente.

O opositor convocou para este domingo uma marcha de protesto por ocasião do terceiro aniversário do assassinato do político liberal Boris Nemtsov, baleado em 27 de fevereiro de 2015 em uma ponte a poucos metros do Kremlin.

No começo do mês, Navalny foi convocado a prestar depoimento pelo Comitê de Instrução da Rússia por supostamente agredir um policial durante sua detenção em 28 de janeiro em um protesto antigovernamental no centro de Moscou.

Então, Navalny, que está invalidado como candidato presidencial por ter antecedentes penais, foi liberado poucas horas depois, mas agora as autoridades moscovitas poderiam abrir um caso penal por agredir um membro das forças da ordem.

"Segundo dados preliminares, em 28 de janeiro durante a detenção de Navalny e seus partidários no centro de Moscou (...) vários policiais sofreram lesões", informaram as autoridades.

Navalny convocou o protesto de janeiro para apoiar a "greve de eleitores", iniciativa opositora destinada a boicotar as eleições presidenciais de 18 de março.

Hoje também foi informado sobre a detenção do chefe de seu comitê eleitoral, Leonid Volkov, no aeroporto de Sheremetevo quando iria viajar à região de Ufa para se reunir com seus partidários.

A Justiça russa ordenou recentemente a dissolução da fundação que administra a campanha eleitoral de Navalny, "Quinta estação", que se dedica, entre outras coisas, a arrecadar fundos para o opositor.