Topo

Número de mortos em atentado no palácio presidencial da Somália sobe para 35

24/02/2018 08h37

Mogadíscio, 24 fev (EFE).- O número de mortos em um duplo atentado com bomba perpetrado ontem pelo grupo Al Shabab às portas do palácio presidencial em Mogadíscio e nos arredores da sede dos serviços de inteligência subiu para 35, informaram neste sábado fontes médicas.

Outras 23 pessoas permanecem feridas, confirmaram os serviços de emergência que trabalharam na área.

"Atendemos 21 mortos e 28 feridos no local do ataque. Alguns dos feridos morreram depois nos hospitais, o que aumentou para 35 o número de mortos. É uma tragédia que não esqueceremos", afirmou Mohammed Abshir, membro do serviço de ambulâncias local em Aamin.

Por sua vez, o ministro de Segurança da Somália, Mohammed Islow, confirmou que foi possível evitar uma tentativa de infiltração dos jihadistas no palácio presidencial.

"Nossos agentes de segurança sacrificaram suas almas para prevenir a infiltração de integrantes do Al Shabab nos edifícios do governo. Dobraremos nossos esforços para reduzir a presença do Al Shabab no país", disse Islow à imprensa local.

Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira na porta principal do palácio presidencial em Mogadíscio, enquanto outro com membros do grupo jihadista foi detido quando tentava invadir o edifício.

Ao mesmo tempo, outra explosão aconteceu no acesso à sede da Agência de Inteligência e Segurança da Somália (NISA) - situada nos arredores - com intenção de impedir que as forças governamentais chegassem ao palácio.