Topo

Casal de idosos do Paquistão é evacuado de Ghouta Oriental

01/03/2018 10h36

Beirute, 1 mar (EFE).- Um casal de idosos paquistaneses que residia há mais de 30 anos em Ghouta Oriental, o principal reduto opositor dos arredores de Damasco, foram os únicos civis que saíram da zona desde a aplicação das pausas humanitárias propostas pela Rússia, segundo fontes diplomáticas e humanitárias.

Uma fonte da Embaixada do Paquistão em Damasco disse à Agência Efe por telefone que o casal está "bem de saúde" e que a legação diplomática está empenhada para levá-los ao seu país de origem.

"Foram evacuados ontem à noite de Ghouta Oriental pelo Crescente Vermelho da Síria, à qual agradecemos os esforços", apontou a fonte, sem dar mais detalhes.

No Twitter, o Crescente Vermelho confirmou a evacuação da família paquistanesa de Ghouta Oriental.

Estes são os primeiros civis que deixam a região desde que o Governo sírio habilitou um corredor humanitário para a saída dos habitantes de Ghouta Oriental que desejassem ir embora desta zona assediada pelo Exército e controlada por facções rebeldes e islamitas.

Hoje é o terceiro dia que é aplicada em Ghouta Oriental uma pausa humanitária de cinco horas.

A Rússia propôs esta iniciativa após a aprovação o passado fim-de-semana de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que pedia uma trégua de um mês em toda Síria.

As pausas humanitárias desta semana não conseguiram acabar com a violência em Ghouta Oriental, mas reduziram o número de vítimas pelos ataques.