PUBLICIDADE
Topo

Emboscada mata pelo menos 70 talibãs e quatro militares no Afeganistão

27/08/2018 11h54

Cabul, 27 ago (EFE).- Pelo menos 70 talibãs e quatro soldados afegãos morreram e outros 30 insurgentes e nove militares ficaram feridos durante uma emboscada nesta segunda-feira a um comboio das forças de segurança na província de Faryab, no noroeste do Afeganistão.

A ação insurgente aconteceu às 9h15 local (1h45, em Brasília) no distrito de Ghormach, onde um comboio formado por mais de cem veículos blindados caiu em uma emboscada criada por dezenas de talibãs, informou em comunicado o Ministério de Defesa.

"Os membros do comboio, com o apoio da Força Aérea afegã, puderam fazer frente ao ataque dos talibãs", indicou o Ministério na nota, sem fornecer mais detalhes.

O porta-voz do Corpo 209 Shaheen do Exército, Hanif Rezaee, a cargo do norte do país, explicou à Agência Efe que na emboscada "70 militantes foram mortos, entre eles sete comandantes, enquanto outros 30 ficaram feridos no enfrentamento".

As forças afegãs e a Força Aérea americana, que escoltavam o comboio, repeliram os talibãs desde o ar.

Quatro membros do Exército do Afeganistão morreram no ataque, enquanto outros nove ficaram feridos, afirmou Rezaee.

Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque em mensagem do porta-voz insurgente Qari Yusuf Ahmadi em sua conta do Twitter.

"No ataque vários soldados morreram e outros foram feridos. Pelo menos oito corpos ficaram no campo", assegurou Ahmadi.