Topo

Indonésia fixa esta 6ª como prazo final para encontrar sobreviventes

Resgatistas fazem último esforço nesta 6ª para encontrar vítimas sob escombros em Palu - Mohd Rasfan/AFP Photo
Resgatistas fazem último esforço nesta 6ª para encontrar vítimas sob escombros em Palu Imagem: Mohd Rasfan/AFP Photo

Em Palu

05/10/2018 02h25

As equipes de resgate da Indonésia retomaram nesta sexta-feira (5) a busca por vítimas sob os escombros na região da ilha de Celebes, que começa a recuperar a normalidade uma semana depois do terremoto e tsunami do dia 28.

As autoridades fixaram o dia de hoje como prazo final para encontrar sobreviventes da catástrofe que, segundo o último balanço oficial, causou 1.424 mortes, deixou mais de 2,5 mil feridos e mais de 70 mil deslocados, além de vários danos materiais.

Em Palu, uma das zonas mais afetadas, a rede elétrica segue danificada em 60%, segundo indicou a companhia estatal de eletricidade, que espera poder restabelecer totalmente o serviço até o próximo dia 14.

Aproximadamente 800 pessoas passaram a noite passada no aeroporto, aguardando o momento de poder deixar a cidade, que já conta com uma grande presença de membros de organizações humanitárias, e que começou a mostrar os primeiros sintomas de normalidade com a abertura de alguns bancos.

Enquanto isso, várias organizações locais e internacionais se esforçam para enviar ajuda e assistência sanitária aos milhares de afetados, incluindo várias zonas como Labuan ou Wani, ao norte de Palu, mas que quase não conseguiram ter acesso a essas regiões.

A Cruz Vermelha planeja distribuir hoje alimentos não perecíveis no município de Sigi, onde a organização colabora na busca de dezenas de adolescentes de um acampamento religioso que foram soterrados por um deslizamento de terra.

Os familiares dos adolescentes, entre 11 e 15 anos, planejam se encontrar com as autoridades para determinar o número exato de desaparecidos que segundo uma estimativa da Cruz Vermelha seria em torno de 100.