Topo

EUA expressam "tristeza" após confirmação da morte de jornalista saudita

O jornalista saudita Jamal Khashoggi Imagem: Hasan Jamali/Arquivo AP

Em Washington

19/10/2018 23h18

O governo dos Estados Unidos expressou "tristeza" pela morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, confirmada nesta sexta-feira (19) pela Procuradoria-Geral da Arábia Saudita, segundo a agência de notícias pública SPA.

"Estamos tristes de saber da confirmação da morte de Khashoggi e oferecemos as nossas mais sentidas condolências à família, à namorada e aos seus amigos", disse em comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Os EUA também anunciaram que acompanharão de perto as diversas investigações internacionais "sobre este trágico incidente".

O presidente Donald Trump afirmou que o Congresso americano desempenhará um papel importante para determinar a resposta dos EUA à Arábia Saudita pela morte de Khashoggi. O governante também disse que essa decisão deverá levar em conta que o reino "é um país muito rico", com "compras e investimentos" comprometidos por um valor de US$ 450 bilhões aos EUA.

Khashoggi desapareceu no dia 2 de outubro, após entrar no consulado saudita em Istambul para buscar documentos que necessitava para se casar com a namorada.

Mais de duas semanas depois, e com a pressão internacional cada vez maior, o governo saudita reconheceu que Khashoggi morreu em uma "briga" dentro do consulado.

Veículos de imprensa turcos e americanos, no entanto, informaram que a Turquia tem provas que Khashoggi foi assassinado após entrar no consulado por agentes sauditas próximos ao príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, que tinham viajado para Istambul horas antes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA expressam "tristeza" após confirmação da morte de jornalista saudita - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias