Topo

Má saúde bucal está relacionada com hipertensão, diz estudo

22/10/2018 22h16

Los Angeles (EUA), 22 out (EFE).- A má saúde bucal está relacionada com a alta pressão arterial, segundo uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira pela Associação Americana do Coração (AHA) e publicada na revista científica "Hypertension".

Depois de analisar mais de 3.600 exames dentais de pessoas hipertensas, o estudo concluiu que as pessoas com doenças nas gengivas têm 20% menos possibilidades de ter uma pressão sanguínea saudável.

Segundo a pesquisa, todas as pessoas que apresentam pressão arterial alta devem revisar a saúde dental e tomar medidas para remediar irregularidades.

Os pacientes que apresentavam periodontite severa também tinham uma pressão sistólica de 3 mmHg (unidade de pressão em milímetro de mercúrio), em média, mais alta que aqueles com boa saúde dental.

Segundo o estudo, esta diferença da pressão sistólica (mede a pressão do sangue contra as paredes das artérias) é similar à que um paciente com pressão arterial alta poderia diminuir se reduzir o consumo diário de sal em 6 gramas diários, o equivalente a uma colher pequena.

A pesquisa destaca que as gengivas avermelhadas ou inflamadas, o sangramento quando se utiliza fio dental, entre outros sintomas, podem ser indicadores de problemas periodontais.

"Os médicos deveriam prestar muita atenção na saúde oral dos pacientes, particularmente daqueles que recebem tratamento para a hipertensão, e pedimos a todos aqueles com sinais de doença periodontal para que busquem cuidado dental", afirmou Davide Pietropaoli, doutor da Universidade de L'Aquila, na Itália, e pesquisador líder do projeto.

Segundo a AHA, mais de 40% das pessoas com mais de 25 anos sofrem de hipertensão.