Topo

Corpos são encontrados entre destroços do avião da Lion Air

29/10/2018 06h23

Jacarta, 29 out (EFE).- Os serviços de resgate encontraram os primeiros corpos entre os destroços do avião da Lion Air que caiu nesta segunda-feira no mar de Java com 188 pessoas a bordo, confirmou o chefe das operações de Emergência da Indonésia, Agus Hariono.

Os cadáveres foram achados a cerca de 8 quilômetros a leste da península de Tanjung Karawang, lugar onde o avião acidentado desapareceu dos radares.

Até o momento, não foram encontrados sobreviventes, declarou Hariono.

As águas onde o avião caiu se tornaram uma maré de destroços com centenas de peças da fuselagem e utensílios dos viajantes, como mostram imagens captadas por um fotógrafo da EFE.

A aeronave, um Boeing 737 com número de voo JT610, desapareceu dos radares 13 minutos depois de decolar do aeroporto de Jacarta às 6h20 (horário local, (20h20 de domingo em Brasília) com destino a Pangkal Pinang.

Na aeronave viajavam 181 passageiros - entre eles três crianças - e sete tripulantes - dois pilotos e cinco auxiliares de voo -, segundo os números oficiais.

Outras autoridades falam que eram seis os assistentes de voo e 189 as vítimas.

Segundo a imprensa local, o aparelho caiu de 2.500 metros de altura na baía Karawang, onde a profundidade das águas é de entre 30 a 35 metros.

Segundo o especialista em aviação Gerry Soejatman, os destroços achados assinalam que "a aeronave teria impactado na água com grande velocidade".

Cerca de 160 homens de equipes de salvamento em várias embarcações e helicópteros estão na suposta região do acidente na busca de sobreviventes e das caixas-pretas do aparelho, que servirão para posterior esclarecimento do sucedido.

O avião da Lion Air sofreu "problemas técnicos" durante um voo no domingo, embora tenham sido "resolvidos" antes de decolar esta segunda-feira, disse Edward Sirait, diretor-executivo da companhia aérea, em entrevista coletiva.

Antes de cair, o piloto tinha solicitado o regresso ao aeroporto da capital indonésia, disseram as autoridades.

A aeronave, uns Boeing 737, entrou em funcionamento em meados de em agosto passado e tinha cerca de 800 horas de voo, disse Soerjanto em entrevista coletiva.