Topo

Fox News decide apoiar CNN em processo contra Trump por veto a jornalista na Casa Branca

Evan Vucci/AP
Imagem: Evan Vucci/AP

14/11/2018 15h32

Emissora favorita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Fox  News anunciou nesta quarta-feira (14) que pretende apoiar a CNN em uma ação contra o governo por ter vetado o acesso à Casa Branca de um dos jornalistas do canal, Jim Acosta, após uma confusão em uma entrevista coletiva.

Em comunicado, a Fox  News, emissora concorrente da CNN, afirmou que pretende apresentar-se como "amicus  curiae" no processo, um instrumento legal no qual uma terceira parte passa a fazer parte da ação para prestar informações relevantes à corte.

"A Fox  News apoia a CNN no esforço legal para recuperar o credenciamento de seu repórter à Casa Branca", disse o presidente da emissora, Jay Wallace, no comunicado.

Leia também:


Wallace ainda afirmou na nota que as credenciais do Serviço Secreto para os jornalistas que trabalham na Casa Branca "nunca devem ser usados como arma".

"Embora não aprovamos o tom cada vez mais antagônico tanto por parte do presidente como dos jornalistas nas últimas entrevistas coletivas, apoiamos sim uma imprensa livre, com acesso livre", concluiu o presidente da Fox  News.

A medida surpreendeu pelo fato de a Fox  News ser a emissora mais próxima do presidente americano. Alguns dos aliados mais próximos de Trump, como os apresentadores Sean Hannity e Jeanine Pirro, chegaram a fazer campanha para os republicanos às vésperas das eleições legislativas.

A CNN pede no processo que o governo devolva a Acosta, correspondente-chefe da emissora na Casa Branca, o credenciamento permanente retirado depois de uma tensa coletiva de Trump.

A emissora alega que a decisão do governo americano viola os direitos previstos na Primeira Emenda sobre a liberdade de imprensa.

A Casa Branca afirmou que vai se defender "vigorosamente" na Justiça e ressaltou que outros 50 funcionários da CNN estão credenciados para cobrir as atividades do presidente.