Topo

Rei da Espanha pede que líderes ibero-americanos mantenham região unida

16/11/2018 16h28

Antigua (Guatemala), 16 nov (EFE).- O rei da Espanha, Felipe VI, ressaltou nesta sexta-feira durante a abertura da XXVI Cúpula Ibero-americana que é responsabilidade de todos os líderes dos países da região manter o grupo "ativo e unido".

Na primeira sessão plenária da cúpula, realizada em Antigua, na Guatemala, o monarca espanhol destacou que o grupo de países conta hoje com um evento revitalizado, eficiente e mais próximo do povo.

"Nós devemos, antes de tudo, a eles, que, como é natural, querem que destas cúpulas saiam resultados concretos e tangíveis. (...) Os líderes têm a responsabilidade de manter esta comunidade à qual pertencemos ativa e unida. Somos uma grande família e, por isso, nos entendemos", ressaltou o rei da Espanha em seu discurso.

Pegando como gancho o desenvolvimento sustentável, um dos temas discutidos na cúpula, Felipe VI ressaltou a importância de empoderar economicamente e judicialmente as mulheres.

Além disso, o monarca ressaltou o apoio da Espanha aos objetivos de desenvolvimento sustentável promovidos pela cúpula e agradeceu à titular da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), Rebeca Grynspan, pelo trabalho no comando da organização.

"Reafirmo o firme compromisso da Espanha com a construção deste grande espaço ibero-americano, com prosperidade, bem-estar, em pleno gozo de direitos e liberdades de todos os cidadãos da região", afirmou o monarca espanhol no evento.

Felipe VI também lembrou as vítimas do Vulcão de Fogo, que entrou em erupção nos arredores da cidade de Antigua, que recebe a cúpula, expressando solidariedade ao povo guatemalteco pelas perdas.