Topo

Morre Norman Gimbel, autor da versão em inglês de "Garota de Ipanema"

29/12/2018 19h03

Washington, 29 dez (EFE).- O compositor Norman Gimbel, autor da versão em inglês de "Garota de Ipanema" e da conhecida música "Killing Me Softly", morreu no dia 19 de dezembro, informou a organização de direitos autorais Broadcast Music Inc. (BMI) em comunicado divulgado ontem, que repercutiu neste sábado na imprensa americana.

"A BMI se entristeceu enormemente ao saber do falecimento do renomado compositor Norman Gimbel, que faleceu em 19 de dezembro aos 91 anos", indicou a organização na nota, na qual destacou a carreira do artista nova-iorquino.

Seu filho, Tony Gimbel, explicou ao jornal "The Hollywood Reporter" que o compositor morreu em casa em Montecito (Califórnia), mas não revelou a causa da morte.

Ao longo de sua carreira, Gimbel ganhou o prêmio de melhor canção original no Oscar de 1980 pela música "It Goes Like It Goes", que escreveu junto com o também compositor Davie Shire para o filme "Norma Rae".

O artista também recebeu um prêmio Grammy em 1974 graças à sua canção mais conhecida, "Killing Me Softly", cuja autoria compartilha com Charles Fox.

Além disso, Gimbel entrou para o Hall da Fama dos Compositores dos Estados Unidos em 1984.

Em seu comunicado, a BMI descreveu Gimbel como "um escritor verdadeiramente talentoso e prolífico" e afirmou que seus amigos e admiradores sentirão sua perda.

Por sua vez, o compositor Robert Folk, que colaborou com Gimbel em 15 canções, afirmou em uma publicação no Facebook que o letrista "tinha um incrível talento, brilhante em todos os sentidos". EFE