Topo

Número de mortos em explosão de oleoduto no México sobe para 118

30/01/2019 17h47

Cidade do México, 30 jan (EFE).- O número de mortos na explosão durante o furto de gasolina de um oleoduto na cidade de Tlahuelilpan, na região central do México, subiu para 118.

O Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS) informou nesta quarta-feira que uma das vítimas que estava em um hospital da capital do país não resistiu aos ferimentos e morreu ontem.

"Infelizmente, morreu um ferido na explosão que era atendido na Unidade Médica de Alta Especialidade do Hospital Magdalena Salinas", informou o órgão em comunicado.

Segundo a Secretaria de Saúde do México, 29 pessoas continuam internadas, sendo 26 delas no próprio país. Três crianças foram levadas a um hospital de Galveston, no Texas, nos Estados Unidos.

O acidente ocorreu no dia 18 de janeiro, quando um grupo de moradores de Tlahuelilpan perfurou o oleoduto para roubar gasolina. Apesar da presença do Exército, centenas de pessoas se aproximaram do local com vasilhas e baldes para coletar combustível.

A explosão foi registrada duas horas depois do início da ação.

Desde que chegou ao poder no último dia 1º de dezembro, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, colocou o combate ao roubo de combustível como uma prioridade. O crime, segundo o governo, gera perdas milionárias à estatal Pemex todos os anos.

Para isso, López Obrador reforçou a segurança dos oleodutos com a presença de militares e determinou que a gasolina fosse transportada por caminhões-tanque, o que causou uma crise de desabastecimento em dez estados do país, entre eles Hidalgo. EFE