PUBLICIDADE
Topo

Dezenas de caminhonetes com mais de 800 pessoas saem de reduto do EI na Síria

22/02/2019 10h16

Deir ez-Zor (a Síria), 22 fev (EFE).- Cerca de 30 caminhonetes com mais de 20 pessoas dentro de cada uma saíram nesta sexta-feira da cidade de Al Baguz, último reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, confirmaram fontes das Forças da Síria Democrática (FSD), aliança armada liderada por curdos.

No interior das caminhonetes havia homens, mulheres e crianças, embora não tenham detalhado se todos eles pertencem a membros da organização extremista, segundo o porta-voz das FSD, Mustafa Bali.

Por sua vez, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que mais de 800 civis e familiares de membros do EI estavam em tais veículos, e entre eles, 50 combatentes do grupo terrorista.

As caminhonetes, escoltadas pelas FSD, irão para o campo de Al Hol, no sudeste da província de Al Hasaka, onde as forças curdas montaram um acampamento para registrar todos aqueles que saíram dos últimos redutos do EI.

Segundo a ONG, cuja sede fica no Reino Unido, mas que conta com uma ampla rede de colaboradores no terreno, este número leva o total de pessoas que chegaram a esses acampamentos a 43.800 pessoas em um período desde dezembro até o dia 14 de fevereiro. EFE