Topo

Morre aos 89 anos a mãe da ex-presidente argentina Cristina Kirchner

19/04/2019 21h28

Buenos Aires, 19 abr (EFE).- A mãe da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, Ofelia Wilhelm, morreu nesta sexta-feira na província de Buenos Aires em decorrência de um câncer de endométrio, segundo informaram à Agência Efe fontes ligadas à ex-governante.

Wilhelm estava internada desde o final do ano passado em um hospital da cidade de La Plata, onde morreu hoje aos 89 anos.

Veja também

Em 2014, quando Cristina ainda era presidente, sua mãe tinha sido submetida a duas cirurgias para realizar uma extração de útero e uma operação de quadril.

Durante sua juventude, Ofelia foi secretária-geral da Associação de Fiscais de Rendas e Imobiliários e seu salto à vida pública aconteceu pelas mãos da filha, à qual acompanhou em vários atos oficiais, como suas posses como presidente no Congresso.

Descendente de emigrantes alemães, viveu grande parte da sua vida em La Plata, onde criou Cristina e sua irmã Gisella.

Em várias ocasiões, Ofelia manifestou sua paixão pelo futebol, declarando-se torcedora do Gimnasia y Esgrima de La Plata, o qual costumava acompanhar nos camarotes do estádio Juan Carmelo Zerillo.

Anos atrás, o então técnico da equipe, Pedro Troglio, afirmou que Ofelia mantinha-se em constante contato com ele para saber notícias do clube de coração.

"Ela me liga depois de cada partida para me felicitar ou para perguntar o que aconteceu, é muito fanática e inclusive já veio comer conosco", comentou então.

Sua morte aconteceu um dia antes da viagem a Cuba que Cristina tinha marcado para se reunir com sua filha Florencia, que realiza um tratamento médico em uma clínica de Havana.

Várias personalidades da política argentina manifestaram suas condolências à ex-governante, como o secretário-geral da Central de Trabalhadores da Argentina, Hugo Yasky.

"O nosso mais sentido abraço à companheira Cristina diante do falecimento de sua mãe, Ofelia Wilhelm", escreveu Yasky em sua conta no Twitter.

O presidente do Partido Justicialista, José Luis Gioja, escolheu a mesma rede social para expressar seu apoio à atual senadora.

"Minhas mais sentidas condolências para Cristina pelo recente falecimento de Ofelia Wilhelm, sua mãe. O peronismo unido te cumprimenta e abraça você e sua família", publicou. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre aos 89 anos a mãe da ex-presidente argentina Cristina Kirchner - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias