Topo

Especialista captura jacaré que causou apreensão a moradores de Chicago

16/07/2019 16h38

Chicago (EUA), 16 jul (EFE).- Um pequeno jacaré, que os moradores do bairro Humboldt Park em Chicago, nos Estados Unidos, batizaram de "Chance the Snapper", foi capturado nesta terça-feira por um especialista que viajou da Flórida especialmente para essa tarefa.

O réptil - cuja origem é desconhecida, mas suspeita-se que poderia ser um animal de estimação de alguém que o abandonou em uma lagoa - foi entregue ao escritório municipal de cuidados e controle de animais, que pensa em enviá-lo para um santuário na Flórida.

"O jacaré foi capturado e está em excelente estado de saúde", anunciou o Distrito de Parques de Chicago, depois de uma semana de apreensão no bairro pela aparição inesperada do réptil na lagoa do parque local.

Por ser um lugar habitualmente visitado por crianças e pessoas com cachorros, as autoridades que fazem a segurança do parque ficaram alarmadas com a presença do animal e, num primeiro momento, chamaram a polícia.

Depois, apelaram à ajuda de um herpetólogo local chamado "Alligator Bob", que se transformou em uma celebridade, apesar dos esforços infrutíferos de capturar o réptil em suas armadilhas.

Com isso, as autoridades decidiram chamar Frank Robb, proprietário do Crocodilian Specialist Services de St. Augustine, na Flórida, que chegou no domingo e realizou a tarefa em menos de dois dias com a ajuda de uma rede.

Robb disse nesta terça-feira em entrevista coletiva, na qual exibiu o animal capturado, que se trata de um jacaré macho de 1,5 metro de comprimento e com entre 20 e 25 quilos, que "estava esgotado e ofereceu pouca resistência".

A Flórida é a terra dos jacarés nos EUA e conta com uma população estável de animais saudáveis que é estimada em 1,3 milhões de exemplares de todos os tamanhos. EFE