Topo

Tripulação de petroleiro britânico capturado está a salvo, segundo Irã

21/07/2019 07h40

Teerã, 21 jul (EFE).- O diretor da Organização de Portos e Navegação da província iraniana de Hormozgan, Alahmorad Afifipur, informou neste domingo que a tripulação do petroleiro britânico capturado Stena Impero está a salvo e em boas condições de saúde.

Os 23 membros da tripulação, majoritariamente indianos, permanecem no navio, que está em uma "zona segura" do porto de Bandar Abbas, em Hormozgan, disse Afifipur à televisão estatal do Irã.

O diretor insistiu que a embarcação e a tripulação não correm perigo e que suas necessidades serão atendidas.

Sobre o tempo que a investigação em curso pode levar, Afifipur afirmou que depende das apurações, da colaboração da tripulação e do acesso às provas.

"Tentaremos coletar todas essas informações o mais rápido possível", ressaltou.

O Stena Impero é investigado por colidir com um barco pesqueiro e não responder aos seus sinais de advertência, assim como por navegar por uma via errônea no estreito de Ormuz e desligar seu localizador, embora também haja um cenário político.

A empresa Stena Bulk, proprietária do petroleiro, negou que o navio, que se dirigia dos Emirados Árabes Unidos a um porto da Arábia Saudita, descumpriu as normas de navegação.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, disse no sábado que a captura do Stena Impero coloca "graves dúvidas" sobre a segurança da navegação internacional no estreito de Ormuz.

A retenção da embarcação gerou uma crise diplomática entre Teerã e Londres e aumentou a tensão no golfo Pérsico, onde nos últimos meses ocorreram vários incidentes com navios e drones. EFE